terça-feira, 7 de abril de 2009

sobre bairros.

sábado passado andando pelas ruas de meu amado bairro resolvi dividir uma teoria que eu tinha desenvolvido com minha companheira de assuntos estranhos, joana. (nem vem, todo mundo tem um amigo pra contar essas coisas) e era fazendo uma relação entre o bairro que eu moro, copacabana (...sinto copacabana por perto é o vento do mar..) e botafogo, bairro que fica a Band, onde eu estagiava.
pois bem, meu caminho era religiosamente o seguinte; eu pegava o 4-alguma-coisa, onde o ponto final é do lado da minha casa e saltava lá no rio sul, atravessava aquela passagem e depois andava uns 15 minutos até chegar e fazendo esse caminho todos os dias reparei o seguinte; as pessoas cismam que copacabana só tem gente estranha e maluca, o que é verdade, mas botafogo é totalmente proporcional a esse quesito! e pior, eles ainda não assumiram essa identidade. não ouso dizer que em o ar de copa é aquele ar provinciano do eixo ipanema-leblon, não, nós não temos o manoel carlos nem vinícius de moraes pra deixar qualquer coisa bonita, mas com certeza temos a maluquice característica de um bairro que totalmente já assumiu sua identidade, e é aí que ganhamos de botafogo. andando pelas ruas - muito mal pavimentadas e pequenas - de botafogo pude perceber que existe a mesma quantidade de gente estranha e maluca caminhando pelas ruas, mas ao contrário da minha galera eles possuem toda uma tensão no ar, é como se fosse o seguinte, se esses bairros fossem pessoas, copacabana seria o idoso que já sabe da sua idade e resolveu aprontar com os outros velhinhos da praça e botafogo é aquele que acabou de chegar na casa dos 70 e ainda não sabe o que fazer com aquilo. enfim, o que eu estou querendo dizer é que a maluquice é inerente a copacabana, e quem vive aqui, sabe disso. você não se assusta com quase nada que acontece aqui, e até se estranha se algum maluco não te abordar na rua. agora essa é uma novidade pra botafogo, eles possuem os malucos, mas não tem quem aprecie o show. imagina o drama.
pra mim tá sendo uma descoberta incrível morar aqui, tirando os dois anos que morei na barra antes de vir pra cá (papo pra depois, a barra merece um post só pra ela) e todos os outros que morei em ipanema, esse um aninho que estou aqui merece - e muito - ser celebrado.
e pode apostar, quando os outros bairros já estiverem na festa e for a hora do parabéns, devidamente representado pelo hino dos malucos na voz da rita lee, botafogo vai ser aquele primo invejoso emburrado, sentado no sofá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá