segunda-feira, 13 de abril de 2009

petrópolis.

minha família tem casa em nogueira, petrópolis e apesar de hoje em dia ela não ter a mesma magia que tinha quando eu tinha meus 10 anos, minhas lembranças de lá são as melhores possíveis. eu fui pra lá ontem, domingo de páscoa pra um almoço de família, e particularmente achava que seria um saco. não pela companhia e sim porque fazia tempo que eu não saía desse meu caminho-de-todo-dia, e já tava totalmente contaminada com a certeza de que pra ser bom, o lugar tinha que ter barulho, gente, agitação. quem já foi a nogueira, sabe que o maior agito que tem lá, fora a praça, é na rodoviária, então as expectativas não estavam altas.

não sei se foi pelo clima da serra, ou se pela total tranquilidade que nogueira passa, mas pela primeira vez em tempos consegui relaxar. o lugar não tem aquela beleza óbvia, nem a estética que a gente tá acostumado a associar a lugares exuberantes, mas mesmo assim consegue ser lindo. tudo está em perfeita harmonia ali. a começar pela praça, que é o centro basicamente de tudo. quando tava passando com meus pais, bem onde era a estação do trem na praça mesmo, eles disseram que tinham se conhecido numa pizzaria que ficava ali, achei o máximo. praça tem sua bossa, podem ter certeza que quase todas, passam uma tranquilidade onde quer que se localizem, ali em nogueira, que já é tranquilo então, fica mais fácil se apaixonar.

o lugar é cheio de casas, você consegue ver o céu sem ter que espichar demais a cabeça, e a falta de barulho chega a causar estranheza aos ouvidos. ir pra um lugar desses, morando em copacabana no rio de janeiro, chega a ser engraçado. as pessoas não tem pressa! parece que ninguém tem compromisso ali, o único é o trânsito religioso entre a padaria, locadora, e um (ou dois no máximo) restaurantes aconchegantes que ficam por perto.
até o sol é diferente. é um daqueles que tá dá vontade de se jogar na grama e ficar por lá, sem hora nem nada.

depois de um tempo você começa a admirar muito esses lugares que são justamente bonitos pelos seus detalhes, é uma beleza tão sutil que alguém já corrompido pela rapidez do dia a dia passa batido.

acho que por isso que esses lugares não ficam tão perto do rio, a probabilidade de você ir e se render é alta, e essa perspectiva de não ter hora, pressa ou compromisso é tentadora demais pra ficar tão facilmente ao nosso alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá