quinta-feira, 9 de abril de 2009

big brother, brasil.

escrever sobre big brother tá na moda, e como eu já não uso pó bronzeador e não vou pra baronetti todo final de semana pelo menos nessa onda eu entro.

tava lendo um post de um amigo (lado direito, link corramarry) e me deu esse clique; porque raios as pessoas odeiam tanto o big brother? numa dessas minhas conversas infinitas com meu irmão sobre tudo e o nada ele me disse que um dos planos dele pro ano que vem era se inscrever no big brother, e eu na hora falei; "cara, mas depois você vai se tornar um ex-bbb", isto é, minha primeira reação não foi nem pensar na passagem dele pelo programa ou num julgamento sobre a essência do programa, minha reação imediata foi julgar o status que ele vai alcançar depois.

convenhamos, o grande ódio contra esse reality show é pela possibilidade de você ser lembrado meramente por uma passagem medíocre e ganhar um prefixo de ex, mas pensando bem, quem nunca passou mediocremente pelas situações e/ou já não ganhou um título de ex? tudo bem, nem sempre é visto por milhões de pessoas, mas tenho certeza que nesse caso específico esse ódio se deve meramente ao medo do que os outros vão pensar da gente. entrar num big brother da vida é botar a cara pra bater e conheço poucos que assumem que o fariam, justamente por isso, tem que ter coragem.

meu irmão, particularmente, justificou sua vontade com uma ótima observação; a gente se prende demais a um papel só. se você é inteligente, não pode querer exibir o físico, se é gostosa é difícil que conclue uma faculdade e continua até o extremo; você pode até ser formado, ter pós-gradução, ser fluente em 7 línguas, viajado o mundo e ser gostosa que ao falar "queria ir pro bbb" vai ser estigmatizado como um pária na sociedade.

pessoalmente, minha relação com o big brother é de amor e ódio; apesar de adorar, odeio admitir com medo dos sermões dessa intelectualidade frustrada da média burguesia. ô gente chata. pergunte pra um desses o motivo deles odiarem; a maior parte vai se resumir no mesmo conceito, vai dizer que aliena as pessoas, que a maioria que tá ali gosta de aparecer e não tem cérebro. ok, ainda que fosse verdade, qual é o grande problema nisso? é sério, o que aconteceu com o entrenimento puro e simples? confessem; faz sucesso porque é uma combinação infalível, eles pegaram tudo aquilo que a gente gosta de ver e estabeleceram um horário pra passar na tv. todo mundo - às favas com quem mente o contrário - adora ver um barraco, todo mundo adora ver um romancezinho ainda que fake na tv, e todo mundo, principalmente aqui no brasil, adora tentar fazer justiça com as próprias mãos, e dar dinheiro no fim pr'aquele que foi "a" pessoa no programa, como retorno, é uma prova disso.

não é que as pessoas não gostem de big brother, elas não gostam é desse julgamento silencioso coletivo, que prevê que só porque você se interessa pela vida alheia, você se aliena do resto; é culpa de classe média, sobra sempre muita seriedade e pouco divertimento.
eu vejo e adoro big brother, me julguem, condenem, que seja, só não tentem me convencer de que num sábado à noite numa mesa de bar, essa gente fala de política e economia, porque nessa hora, você não quer saber se o brasil virou credor do fmi ou se o obama visitou o iraque, você tá querendo - e morrendo de inveja - saber do sortudo que ganhou um milhão de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá