quarta-feira, 17 de junho de 2009

show de quem?


o mundo se divide entre dois grupos de pessoas; as que viram show de truman e suas vidas nunca mais foram as mesmas e as que viram, e "ok, bom filme"; se você pertence ao segundo grupo, nem se incomode em continuar lendo, porque o meu grupo, é o primeiro (isso mesmo, não existe o grupo que não viu e se existe será ignorado).

eu não sei bem se já tinha pensamentos de truman antes ou depois do filme, mas se foi mesmo depois, esse filme realmente mudou minha vida. a idéia é fantástica e angustiante, e quem nunca teve a nítida sensação de que sua própria vida era um show? não sei se é pelo filme, ou se porque somos o país da novela, mas é quase inevitável não editar pequenas cenas mentalmente em pequenas atividades na rua. vai dizer que você, caminhando na orla nunca teve um momento manoel carlos? as coisas em câmera lenta, alguma música do tom jobim tocando, soa familiar? ou em um momento de pura fossa, você já imagina uma música triste ao fundo? é incontrolável. e esse é o lado bom do show de truman, aguçou a criatividade, e no fundo faz sua vida sempre parecer mais interessante do que é.

agora o lado hardcore do show de truman, não é sensação 'engraçadinha' de "oi, minha vida daria um filme" e sim a sensação paranóica de que "oi, minha vida É um filme"; outro dia numa das minhas já famigeradas conversas com meu irmão, falávamos disso. em como as vezes durante o dia acontecem coisas surreais, que modificam totalmente o rumo normal do dia e como tudo vem sem explicação; chegamos a conclusão de que se nossa vida fosse um show o único real incômodo, seria pros telespectadores, porque seria um saco, mas pensando melhor no assunto, soltei um pensamento que já vinha me consumindo e que tomara que vocês tenham tido a mesma sensação porque meu irmão concordou: vocês já tiveram a plena certeza, ou uma grande desconfiança de que podiam ouvir seus pensamentos? ok, agora oficialmente carimbei o crachá da loucura, mas sério, nunquinha passaram por isso?

morte, grandes acidentes ou doenças, blé, meu grande medo na vida, sempre foi que poderiam ouvir meus pensamentos. quando contamos isso pro nosso outro irmão, ele ficou indignado. não conseguiu conceber como a gente conseguiria sobreviver a essa certeza, porque o pensamento é a festa pra todas e mais sujas coisas que podem nos acometer, e que sem eles, nada tem graça. e sim, ele tem razão. sorte que meu irmão mais velho é tão maluco como eu. ele sabe o que é isso. ele sabe o que é parar de pensar em alguma coisa com a desculpa de "ih, se alguém ouvir que eu tô pensando nisso nunca mais falam comigo", ele sabe como é pensar em algo e ter a certeza de que alguém riu no exato momento do seu lado, enfim, ele sabe o que é ter essa neurose embutida na mente, e deus sabe que isso é o pior castigo que pode existir.

eu penso as piores coisas. sério. mesmo com a neura de "tão ouvindo ou não?" na maioria das vezes eu tô fazendo alguma coisa muito surreal com meus pensamentos. antigamente eu pensava só em coisas que tinham acontecido, sabe aquele pensamento só de reviver uma lembrança? então, mas ultimamente eu comecei a dar asas a minha loucura, e comecei a bater em pessoas via pensamento, humilhar, fazer barracos, uma forma de extravasar mesmo toda a raiva, sabe? uma maravilha. fora que pensamento não são só idéias, o pensamento é totalmente ligado ao visual, então junto com ele, vem as cenas, e elas acabam com a dignidade humana, sério. é só pensar no que você pensa quando 'ninguém tá olhando', horrível né? agora imagina ter a sensação de que podem pegar isso e colocar num telão pra todo mundo ver ao mesmo tempo?

claro que se isso for verdade, vocês vão comentar que já sabiam que eu ia escrever esse texto, porque eu vinha pensando nisso a semana toda, mas claro também que se minha vida for um show, vocês vão mudar de assunto, porque a 'produção' não deixará que vocês façam isso, certo? errado. no fim das contas mesmo, a maluquice reina tanto em mim, como em vocês. porque quem disse que eu só não disse isso tudo pra vocês não acharem que a vida de vocês é um show, e que eu não escuto seus pensamentos? deu pra alcançar o problema?

no fim o show é geral, no fim, é só você, eu e o truman.

4 comentários:

  1. OLha élide... - ops, quero dizer irmã - isso tudo não é um show não! Fique tranquila, não HÁ NENHUMA produção tá bom?!

    Seus pensamentos são plenamente normais, digo, seguros!

    ResponderExcluir
  2. hahahaahahahahahahahahahahaha

    É POR ISSO QUE EU TE AMO!
    Nem preciso dizer que eu já passei por tudo isso! E a maluquice do pensamento então, é pior ainda quando você é mais novo e ainda é governado pelas forças religiosas. "Imagina se Deus sabe que eu tô pensando um negócio desses, vou direto pro inferno!"

    quais são as chances de hoje em dia nesse mundo se encontrar alguém tão maluco quanto a gente? que sorte que a gente deu de se conhecer na 1a série!

    ResponderExcluir
  3. Legal foi convencer uns primos que o Big Brother era o verdadeiro Show de Truman, que o Boninho controlava até o tempo, fazendo chover quando desse na telha e tal. Pena que depois desandei a rir e eles sacaram que era mentira.

    Ah, e Detalhes é legal pra caralho! Roberto Carlos devia ser menos subestimado pela galera mais nova(nem sei se é seu caso, mas uns textos abaixo pareceu).

    ResponderExcluir
  4. "Eu to sentindo que tudo está ficando complexo demais e que esse show está prestes a acabar."

    Diário de mais um Truman.
    Fabio

    ResponderExcluir

Diga lá