segunda-feira, 11 de maio de 2009

paris é uma festa, ernest hemingway

comprei esse livro no mês passado, abril, e não tinha começado a ler porque tava terminando o novo do chico. terminado esse então, peguei o meu primeiro exemplar de leitura-hemingway, que comprei por 13 reais, naquele sebo luzes da cidade em ipanema, e fiquei encantada já na primeira folha com a dedicatória escrita no livro;

"para renata, com os desejos de que 1977 seja um ano de revelações positivas, no seu ainda novo e surpreendente caminho da vida. sérgio daniel, abril de 1977".

o livro, paris é uma festa, foi um dos últimos livros que hemingway escreveu antes de se matar, e na parte final do livro, em sua descrição, ênio silva termina descrevendo o livro da seguinte maneira;

"paris é uma festa mostra-nos o escritor no momento em que está, por assim dizer, fechando o círculo de sua atividade intelectual (...) e foi depois de ter escrito essa evocações de paris, repletas de terna candura, quando recapturou, durante algum tempo, a felicidade perdida, o gôsto da descoberta e da invenção, que hemingway colocou na bôca os dois canos de seu shotgun e se despediu de nós: not with a whimper, but with a bang".

não sei quem foi esse sérgio daniel, mas consigo entender desde já porque a renata se desfez do livro. espero que me dê mais sorte, e que não vá parar em outro sebo com uma dedicatória datada também de abril pra um desconhecido.

Um comentário:

Diga lá